domingo, 24 de maio de 2015

Entendendo Atos dos apóstolos 2;4. ( E falavam em outras línguas)


Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Nota: Aqui o autor do livro não explica que tipo de língua falavam, mas dá para entender que não era diferentes idiomas e sim, línguas estranhas, ou como disse o apóstolo Paulo em I Corintios 13;1; línguas dos anjos.
Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?
E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia,
da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?
Nota: Nessa parte vemos que ali se encontravam pessoas de diferentes nações e que cada um entendia no seu próprio idioma; e ai podemos perceber o poder de Deus, pois Ele (Deus) pode falar em uma mesma língua e cada pessoa entende em sua língua materna.
Sabemos que numa multidão reunida se Deus quiser falar com uma única pessoa, Ele fala e as demais pessoas somente ouvem como se fosse língua estranha.
Fato é que de todas as pessoas que estavam ali apenas os estrangeiros entendiam nas sua próprias línguas, mas os judeus somente ouviam os apóstolos falarem em línguas estranhas. Vejam Atos 2;13: Outros, porém, zombando, diziam:
Estão embriagados!
Os judeus diziam isso porque Deus não lhes concedeu que entendessem, e se fosse idiomas eles poderiam não entender mas iriam saber que tipo de língua falavam.
Se os judeus diziam que os apóstolos estavam embriagados é porque eles somente ouviam eles falarem em línguas estranhas, incompreensível ao homem.
Alguns “estudiosos” dizem que cada um dos apóstolos falava em diferentes idiomas.
Vamos analisar: Se os apóstolos tivessem cada um falando em um idioma diferente ao mesmo tempo, as pessoas não iriam entender nada porque se tornaria uma mistura de línguas, impossível de compreender.
Portanto entendamos que Deus tem o poder de falar com diferentes nações usando uma mesma língua e faz com que todos entendam.
Não podemos limitar o poder desse grande Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente

Publicação em destaque

Porque Jesus não ensinou sobre o dizimo?

Fácil entender. Com a vinda de Cristo todo o sistema da lei de Moises deixaria de existir, visto que a lei não tinha poder para salvar e e...