sexta-feira, 6 de março de 2020

Biblia - as discordâncias e adulterações do novo testamento.



Quando lemos a bíblia temos sempre que ter em mente três coisas: o momento em que se deu o episódio, com quem a palavra está falando e de quem.
Referente as adulterações temos algumas que mudam totalmente o sentido do texto. EX: em Mateus no capítulo 5 e no verso 31 vemos Yeshua dizer: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite; em algumas traduções está divórcio. Divórcio: rompimento legal de vínculo de matrimônio entre cônjuges, estabelecido na presença de um juiz. Nos tempos bíblicos não havia casamento no cartório e nem cartório havia.
Mas em seguida vemos no verso 32 que a palavra diz: qualquer que repudiar. Então podemos perceber que a palavra no verso 31 é repudio e não desquite e nem divórcio.
Em Mateus 17;16-21 vemos o relato onde um homem trouxe o filho lunático aos discípulos e eles não puderam curá-lo, mas Yeshua curou e disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei?
E interrogado depois pelos discípulos em particular por que não puderam expulsar Yeshua disse a eles: Por causa de vossa pouca fé.
Mas no verso 21 diz: essa casta de demônio só sai com jejum e oração. Estaria Yeshua se contradizendo? Não, esse verso foi acrescentado.
Em Lucas 10;7 diz: E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu “salário”. Não andeis de casa em casa. Aqui colocaram salário, mas, na verdade, é alimento.
Em Mateus 28:19, podemos ler: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, mas em Marcos 16;17 e 18 podemos perceber que há uma discordância onde diz: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Se Jesus disse que é em nome dele, como poderia ser em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo?
Em Atos dos Apóstolos  diz: Então ordenou que fossem batizados em nome de Yeshua .
Atos 10:48
Nisso podemos perceber que houve uma adulteração no texto em Mateus.
Existe também em algumas bíblias onde a palavra amor foi trocada por caridade e sabemos que uma coisa nada tem de haver com a outra. Amor= forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.
Caridade=Compaixão em relação a alguém que se encontra em situação difícil; benevolência.
Em Atos 11;26 vemos uma adulteração mais recente onde leva o leitor a interpretação errônea, quando uma palavra deixa o texto com outro sentido. Veja: E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja (prédio), e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11 : 26)
Na verdade o texto original diz: com aquela igreja (povo).
Em Aos Hebreus 13; 7 e 17 aparece a palavra “pastores, mas, na verdade, a palavra nos originais é guia; pastor é dom e não título.
Essas alterações foram feitas, algumas durante a tradução e outras ao longo do tempo, mas para quem tem conhecimento espiritual da palavra sempre percebe onde houve as mudanças e onde foram inseridas.
No caso da igreja primitiva não existia um prédio com nome de igreja e as pessoas congregavam onde era possível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente

Publicação em destaque

Porque Jesus não ensinou sobre o dizimo?

Fácil entender. Com a vinda de Cristo todo o sistema da lei de Moises deixaria de existir, visto que a lei não tinha poder para salvar e e...