sábado, 16 de janeiro de 2016

O que é o adultério para as igrejas?


Segundo os lideres religiosos, o casal que vive sobre o mesmo teto, sem serem casados no cartório, estão em adultério.
Vejamos o que diz o dicionário.
Adultério:
substantivo masculino
1.
jur violação, transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo contrato matrimonial, cujo princípio consiste em não se manterem relações carnais com outrem fora do casamento.
2.
p.ext. infidelidade estabelecida por relação carnal com outro(a) parceiro(a) que não o(a) companheiro(a) habitual.

Bem….. partindo desse princípio vemos que na verdade o adultério em si configura-se em uma traição e não há como existir adultério onde essa traição não existe.
Acho que esse lideres deveriam antes de fazer qualquer comentário, estudar um pouquinho da língua portuguesa, para não ferir os sentimentos das pessoas.
O Casamento civil surgiu na Europa na segunda metade do século XVIII, após as revoluções Francesa e Protestante. Antes disso, somente os casamentos celebrados pela Igreja Católica eram reconhecidos como legítimos para todos os efeitos. Durante a Revolução Francesa a Igreja foi um dos pilares da monarquia a ser derrubado, ao mesmo tempo em que surgiram as bases do direito moderno. A partir desse movimento criaram-se as primeiras instituições baseadas na igualdade jurídica e liberdades pessoais.
Segundo essas, todos teriam o direito de se casar, independente da religião. Como consequência o Estado tomou para si a responsabilidade do casamento, criando a união civil.
No Brasil o casamento civil foi instituído em 1890, após a proclamação da República, como a declaração máxima da separação entre Igreja e Estado. O novo código civil brasileiro, implantado em 2002, reconhece também as uniões informais estáveis, o chamado concubinato, e estabelece para esse as mesmas regras para o casamento civil.
Se os casais que moram juntos sem serem casados no civil estão em adultério podemos entender que todos os casais que existiram antes do século XVIII estavam em adultério.
Os costumes de lideres religiosos repetirem o que ouviram de outros, sem pesquisar acaba dando motivo para erros, heresias e exclusão de pessoas..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente

Publicação em destaque

Porque Jesus não ensinou sobre o dizimo?

Fácil entender. Com a vinda de Cristo todo o sistema da lei de Moises deixaria de existir, visto que a lei não tinha poder para salvar e e...